NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CAMISETA de poliéster ou poliamida ?

  Na hora da corrida, quanto mais conforto melhor. Neste momento, cada um tem a sua preferência. Alguns preferem camiseta sem mangas e outros já preferem com mangas, mas qual o melhor tecido? Por que duas camisetas semelhantes tem preços muito diferentes?
  É importante citarmos que o preço de uma camiseta depende da composição do tecido, da forma como é tecida, dos tratamentos aplicados (UV, Antibactérias, etc.) e da marca.
  Os tecidos mais usados em camisetas de alta tecnologia são compostos de poliéster ou poliamida, permitindo camisetas ultra finas, leves e com uma ventilação adequada.
  Alguns corredores usam camisas de algodão e, por isto, também falaremos deste tecido.

Algodão: Fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. O tecido a base de algodão possui melhor capacidade de absorção de umidade. Por isto, grande parte do suor é absorvido, deixando a camiseta encharcada e pesada. Além disto, a trama do algodão não permite uma ventilação adequada para esportes.

Poliamida: Fibra química de polímero sintético,também conhecida como "Nylon" o "Náilon", considerada a mais nobre das fibras sintéticas, foi a primeira a ser produzida industrialmente. O náilon, entre outras qualidades, apresenta uma elevada resistência mecânica (cerca de 3,5 vezes superior ao algodão), baixa absorção de umidade, a possibilidade de texturização e a boa aceitação de acabamentos têxteis, o que permite a obtenção de tecidos com aspectos visuais diferenciados.

   Atualmente no mercado, não se encontra uma fibra que se aproxima tanto à perfeição da seda como a poliamida. Ao trabalhar com o tecido misto, podemos aliar as principais vantagens do algodão a da poliamida, obtendo ótimo custo benefício.
  Características: leve e macia; não encolhe e nem deforma; resistente ao uso, aos fungos e às traças; de fácil tratamento e seca rapidamente; sensível à luz; tem tendência a reter poeira e sujeira; mancha com facilidade; não absorve umidade; aquece pouco; favorece a transpiração do corpo; encolhe com o calor; não resiste a produtos químicos.


Poliéster: Fibra sintética, também conhecida como "tergal". O poliéster é utilizado em malharia, vestuários, 100% ou em misturas, pode ser utilizado tanto para camisaria, quanto para parte de baixo. Sua característica, porém é de pouquíssima absorção de umidade. O poliéster é a fibra química que tende a apresentar maior crescimento e poder de competição, em decorrência de seu baixo custo, sendo a mais barata das fibras, sejam elas químicas ou naturais e dos melhoramentos tecnológicos que possibilitam que esta fibra se torne cada vez mais semelhante ao algodão.
  Características: boa resistência à luz e ao uso; não enruga; boa elasticidade; resiste a maior parte dos produtos químicos; de fácil tratamento e seca rapidamente; áspero; tem tendência a formar "bolinhas" com o uso; desbota quando exposto ao sol; encolhe com o calor.

Seja Dry Fit ou Climacool, cada marca dá um nome ao seu tecido, mas as marcas mais tecnológicas utilizam o poliéster ou poliamida, sendo o último considerado o mais adequado a esportes devido a sua capacidade de absorção, maciez e conforto.
 http://www.engetextil.com.br/engetextil.htm#119

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57