NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

HIDRATAÇÃO, sem garrafa na mão.

Durante uma corrida, a hidratação é, sem dúvida, o mais importante. Para que você possa alcançar seu máximo desempenho saudavelmente, o corpo deve estar muito bem hidratado. Esta hidratação deve começar antes do início do treino ou prova. É quase uma unamidade que em percursos de 5K e 10K, basta a ingestão de água, ficando o isotônico para percursos mais longos. Por experiência, acredito que isto depende das características fisiológicas de cada corredor, assim como, da temperatura e humidade ambientes. O mesmo podemos dizer da quantidade de líquido a ser ingerida. É comum vermos pessoas correndo, em dias de muito calor, sem se preocuparem com a ingestão de água. Eu mesmo já fiz isto, acreditando ser o super-homem. Certamente isto é possível, mas o corredor, na maior parte das vezes, terá um rendimento inferior e corrrerá risco de desidratação. Tentando resolver esta situação, muitos correm segurando uma garrafa de água, o que é bom, mas não permitirá a movimentação adequada dos braços, provocando um desequilíbrio no corpo e maior esforço físico. 

Uma boa solução é a utilização de cintos de hidratação que podem ser encontrados em lojas de artigos esportivos. Algumas pessoas dizem que não se acostumam com estes cintos, pois pesam e se movimentam durante a corrida. Na verdade, existem alguns detalhes a serem observados em um cinto, para que ele atenda as necessidades do usuário sem atrapalhar o treino ou prova.



Recomendações:

- Do suporte da garrafa devem sair abas laterais largas que vão afinando até o cinto. Isto permite um melhor ajuste do conjunto na cintura, impedindo sua movimentação.

- Cintos com suportes de garrafa inclinados possibilitam maior facilidade para retirar e recolocar a garrafa.

- É importante que o cinto possua bolsos ou módulos em tamanho adequado para guardar celular, chaves, identificação e dinheiro. Se forem à prova de água, melhor.

- Quando for utilizar o cinto, este deve ser muito bem ajustado à cintura, assim ele ficará firme.


Há também cintos com duas garrafas grandes (+/- 500 ml) e cintos com quatro garrafas pequenas (+/- 200 ml), mas nem sempre possuem bolsos.

 Eu uso cinto de hidratação há algum tempo e recomendo. Assim você poderá se hidratar regularmente e no momento em que seu corpo solicitar, mantendo as mãos livres para o movimento adequado dos braços. Durante o verão, eu uso um cinto com duas garrafas. Isto me dá a opção de levar as duas com água ou uma com água e a outra com isotônico. Pode parecer exagero, mas não podemos esquecer de que também devemos consumir líquidos antes e depois da corrida, principalmente no verão.

Como já disse, estas sugestões são fruto de experiência pessoal, e espero que possam ser úteis.

Um grande abraço a todos. VALEU!!!

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57