Você corre e fica "sem respiração". Isto é normal. Seu corpo se move usando o oxigênio, tal como seu carro se move com gasolina. Quando você inicia o exercício, seja corrida, caminhada ou outra atividade física, seus músculos solicitam mais oxigênio. Isto é necessário para suprir os músculos com sangue rico em oxigênio. Os pulmões trabalham muito para absorver este oxigênio do ar.
Sem perceber, muitos corredores respiram em um rítimo de 2/2. Ou seja, eles dão duas passadas e inspiram, dão mais duas passadas e expiram. Quando correm muito lentamente, normalmente, respiram em uma taxa de 3/3. Correndo muito rápido podem respirar 2/1 ou 1/1, mas 2/2 é mais comum.
Se você contar as inspirações e expirações e descobrir que respira em uma taxa diferente, não se preocupe. Ajustar seu padrão de respiração não fará de você um corredor melhor.
O mesmo se você respira pelo nariz ou pela boca. A maior parte dos corredores respiram pela boca e nariz. O famoso técnico Neo Zelandês, Arthur Lydiard, quando perguntado sobre como os corredores devem respirar, respondeu: "Respire pela boca, pelo nariz e até pelos ouvidos, se puder."
Sua mandibula deve estar relaxada e sua boca levemente aberta. O oxigênio entrará pela boca e nariz, até os pulmões, sangue e músculos.
Não se esqueça que respirar é uma atividade natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, espero o seu comentário. Obrigado.