NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

QUENTE ou frio? O que usar nas lesões?

Você deve aplicar gelo ou calor, em uma lesão?

Bolsas de gelo ou calor, estão entre os tratamentos mais utilizados em ortopedia. Então, qual é o mais apropriado para se usar em uma lesão, gelo ou calor? E por quanto tempo?
Tratamento com gelo.

Este tratamento é mais usado em lesões agudas. Se você sofreu uma lesão recente (nas últimas 48 horas) onde inchaço é um problema, você deve aplicar o tratamento com gelo. O gelo pode ajudar a minimizar o inchaço, em volta da lesão.
Bolsas de gelo são frequentemente utilizadas, por exemplo, após a um entorse de tornozelo. A aplicação do gelo, precocemente e muitas vezes, nas primeiras 48 horas, ajudará a minimizar o inchaço. A redução do inchaço, ajudará a controlar a dor.
Tratamento com gelo também pode ser usado em lesões crônicas, provocadas por uso excessivo. Neste caso, gelar a área lesada ajudará a controlar a inflamação. Nunca aplique gelo a uma lesão crônica, antes da atividade.
Tratamento com calor (quente).
Tratamento com calor deve ser utilizado em lesões crônicas, para ajudar a relaxar, soltar os tecidos e estimular a circulação sanguínea na área. Este pode ser aplicado em lesões crônicas, antes das atividades físicas.
Não aplicar calor, após a atividade, ou após uma lesão aguda. O aquecimento dos tecidos pode ser realizado usando uma bolsa de aquecimento, ou, até mesmo, uma toalha quente, umedecida. Quando utilizar tratamentos com calor, tenha muito cuidado. Aplique um calor moderado, por um tempo limitado, evitando queimaduras. Nunca deixe bolsas de áqua quente ou toalhas úmidas, por grandes períodos de tempo ou enquanto dorme.
























Mais informações importantes.

Gelo.

  • Idealmente, esfregue uma pequena quantidade de óleo sobre a área onde o gelo será colocado (qualquer óleo pode ser usado, mesmo óleo de cozinha.). Se a pele foi afetada ou existem pontos (cirurgicos) no lugar, não cubra com óleo, mas proteja a área com um saco plástico. Isto evitará que a ferida fique molhada.
  • Coloque uma flanela umidecida com óleo (não precisa utilizar um saco plástico).
  • Coloque a bolsa de gelo sobre a flanela.
  • Verifique a cor da pele, após 5 minutos. Se está cor-de-rosa/avermelhada, remova a bolsa de gelo. Se não estiver rosa, recoloque a bolsa por mais 5 ou 10 minutos.
  • O gelo pode ser deixado de 20 a 30 minutos, mas há pouca vantagem em deixá-lo por mais tempo. Você corre o risco de danificar a pele se o gelo for deixado, na pele, por mais do que 20 ou 30 minutos, de cada vez.
  • O efeito do gelo melhora se este for pressionado, levemente, sobre a área lesada.

O gelo pode causar queimaduras ou ulcerações, se a pele não estiver protegida com óleo ou outra proteção, como uma flanela com óleo.

Por quanto tempo o gelo deve ser aplicado?

O ideal é aplicar o gelo após 5-10 minutos do momento da lesão, durante 20-30 minutos. Isso pode ser repetido a cada 2 ou 3, nas próximas 24 a 48 horas. Após as primeiras 48 horas, quando o sangramento já deve ter parado, o objetivo de restringir o sangramento e o inchaço dos tecidos muda, para a obtenção da re-mobilização, com exercícios e alongamentos. O gelo contribuirá com alívio da dor e o relaxamento do tecido muscular.

Calor.

Não use calor em uma lesão recente (por exemplo: imersão em um banho quente, lâmpadas de calor, bolsas de água quente, etc). Estes irão aumentar sangramentos e tornar o problema mais grave.

Quando uma lesão tem mais do que 48 horas, o calor pode ser aplicado na forma de bolsa de água quente ou lâmpadas de calor. Isto, provocará a dilatação dos vasos sanguíneos, o que trará mais sangue para a área. Ele também terá um efeito suavizador que contribuirá para aliviar a dor e o espasmo. Se o calor for aplicado sobre a pele, não deve ser muito quente. Calor suave será suficiente. Sempre que o calor for aplicado, haverá o risco de queimaduras. Por isto, a pele deve ser verificada a intervalos regulares.

O gelo, muitas vezes, produz um efeito melhor e mais duradouro, sobre a circulação, do que o calor. A propriedade do gelo, de suavizar a dor, também é mais profunda e mais duradoura.

Precauções na utilização do calor ou gelo.

Não use bolsas de gelo ou calor:

  • Sobre áreas da pele que estão em mau estado.
  • Em áreas mais sensíveis ao calor ou frio.
  • Em áreas do corpo com má circulação.
  • Se você tem diabetes.
  • Na presença de infecção.

Além disso:

Não use bolsas de gelo sobre o ombro esquerdo, se você tem um problema cardíaco.

Não use bolsas de gelo na frente ou lateral do pescoço.



Fonte: http://orthopedics.about.com/cs/sportsmedicine/a/iceorheat.htm , //www.patient.co.uk/showdoc/23069070/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57