NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

VO2 Máx.

O que é VO2 max?

VO2 maximo é a medida do máximo volume de oxigênio que um atleta pode usar. É medido em mililitros por quilograma de peso, por minuto (ml/kg/min).

Conforme você aumenta o esforço quando se exercita, a quantidade de oxigênio consumida, para produzir energia (e, por isto, você exala monoxido de carbono) aumenta. Contudo, há um nível máximo de consumo de oxigênio, além do qual a intensidade do exercício aumenta, mas não o consumo de oxigênio. Este nível de consumo de oxigênio é chamado VO2 max. Alguns especialistas acreditam que o VO2 max é a chave fisiológica, determinante, da performance de corrida de um atleta, e é um importante fator a ser melhorado, pelos programas de treinos. Outros cientistas esportivos argumentam que a performance do atleta é determinada por vários fatores, tais como adaptação dos músculos, eficiência da corrida e metabolismo, e que o VO2 máx. é simplesmente uma medida do oxigênio que o atleta consome, no nível máximo de energia. Sobre este aspecto, o qual eu acho convincente, o VO2 max não é o fator crítico que determina a máxima performance, mas é a consequência de outros fatores limitantes. De qualquer modo, há um nível de intensidade de exercício no qual o consumo de oxigênio do atleta alcança um "platô" e não aumenta mais.

Como posso medir o VO2 max?

-Um teste em laboratório, no qual você respira em uma máscara de oxigênio;
-Usando resultados de corridas para estimar seu VO2 máx.
-Fazendo o teste de Balke.
-Fazendo o teste de Bleep.
-Fazendo um teste submáximo em academia (eg: bicicleta ergométrica)


Referência - Mulheres (ml/Kg/min.):












Referência Homens (ml/Kg/min.):











O que é vVO2 max?

É a sua velocidade em VO2 max.: Isto é, a velocidade na qual você corre quando está consumindo oxigênio em VO2 max.
Isto não é o mesmo que sua máxima velocidade. Você pode correr usando o metabolismo anaeróbico (sem oxigênio) por curtos períodos de tempo; então, o corredor corre mais rápido do que seu vVO2 max. A seguinte equação (feita por mim) é usada para estimar o vVO2 max. do VO2 max:


vVO2 (metros por segundo) = 2.8859 + 0.0686 * (VO2-29)


Como posso melhorar meu VO2 max?

Seu VO2 max também é determinado por seus genes; e não pode ser melhorado por treino. Muitas pessoas podem melhorar seu VO2 max entre 5% e 20% (melhoras de até 60% tem sido reportadas); mas há uma pequena porção da população para a qual o treino faz uma pequena diferença.

Como estimar o VO2 max, a partir dos resultados de corridas?

A fórmula usada no cálculo foi tirada do Daniels & Gilbert:

VO2 Max=(-4.60 + 0.182258 * velocidade + 0.000104 * velocidade^2)/(0.8 + 0.1894393 * e^(-0.012778 * time) + 0.2989558 * e^(-0.1932605 * time))

Note que a velocidade está em metros por minutos; e o tempo em minutos.

Qual é o VO2 max dos atletas de elite?

Aqui está uma amostra de medidas de VO2 max de atletas selecionados.























Fonte: http://www.runningforfitness.org/faq/vo2.php

2 comentários:

  1. Olá pessoal do Blog Valleu, eu estou divulgando uma ação na área da saúde e gostaria de conversar com vocês a respeito dela. Eu não encontrei nenhum contato no site por isso estou entrando em contato através de comentário. Vocês podem enviar um contato de vocês para meu email: vinicius.zimmer@midiadigital.com.br fico no aguardo da resposta, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  2. alo pessoal seria bom esclarecer, qual o tipo de treinamento se pode ganhar uma melhoria na capacidade aerobica,especificando em todos sentidos essa desenvoltura. abracos

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57