NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RESPEITO é bom...

Quem costuma correr em pistas compartilhadas entre bicicletas e pedestres, certamente se depara com atitudes nada esportivas. Vou tomar como exemplo o local onde corro, no Rio de Janeiro, mas poderia ser em qualquer local do País. Normalmente, corro no Parque do Flamengo. Neste parque, de apenas 1.200.000 m2, há vários campos de futebol, quadras de volei e futebol, quadras de tênis, pista para esqueite, e muito mais, tudo cercado por um imenso gramado e ao lado da praia. Pelo meio de tanto espaço, passa uma pista de 4Km, compartilhada entre bicicletas e pedestres. Naturalmente, os ciclistas e adeptos da corrida e caminhada foram se adaptando a esta pista, convivendo em paz. Mas como nada é perfeito, a despeito dos 1.200,000 m2, muitas pessoas decidem ir para esta pista com outros objetivos e sem se preocupar com os ciclistas ou corredores. Mas o que o bom senso diz para não se fazer nestas pistas?

1- Andar com cachorro: Quando o animal está na coleira, é comum que esta fique atravessada na pista e quando está sem coleira, o animal fica se movimentando de um lado para o outro. Nos dois casos, o corredor ou ciclista pode ser derrubado e se machucar seriamente. Isto quase aconteceu comigo durante um treino, quando um cachorro passou correndo entre minhas pernas no momento em que mudava a passada.


2- Correr ou andar na contra-mão: Toda pista tem uma marcação indicando o sentido de movimento. Por que se deslocar em sentido contrário, fazendo com que todos os que se deslocam no sentido correto tenham que se desviar?

3- Roda de bate-papo: Uma boa conversa é ótimo, mas não precisa ser na pista, vá para a lateral fora da pista e converse à vontade.

4- Alongamento: Durante o treino, já passei por pessoas se alongando no meio da pista. Não dá, né?

5- Cuspir (Eca!!): Infelizmente, alguns maus esportistas,costumam cuspir para o lado, sem se preocupar se alguém vem logo atrás. E se neste momento alguém estiver fazendo uma ultrapassagem? Mil vezes eca.

6- Grupos de pessoas: É comum o trânsito de grupos de pessoas em passeio, formando uma parede humana para ciclistas e corredores.


É claro que não há Leis que proíbam estas práticas, mas se usarmos o bom senso, todos poderemos conviver bem, sem prejuízo ao próximo.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57