NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

sábado, 21 de fevereiro de 2009

PERIGO na academia.

Hoje, decidi escrever sobre um assunto de grande importância, mas pouco comentado. Falo da segurança física nas academias. Normalmente, frequentamos as academias pensando em deixar nossos corpos musculosos, perder gordura ou apenas "fazer uma social", observando os corpos alheios. Em um ambiente com tantas peças de ferro em movimento e anilhas passando de um lado para o outro, todo cuidado é pouco. Eu estava na academia quando a idéia de escrever sobre este assunto me veio a cabeça, ou melhor, ao rosto. Após anos de prática de musculação, durante o exercício de supino reto Halter de Barra Curta, senti que não conseguiria completar a série e tentei colocar o halter, de 80kg, na base, mas não consegui. Meus braços foram descendo e, antes que pudesse fazer qualquer coisa, o halter repousou e rolou sobre meu rosto, caindo para trás, graças a Deus. Não entrarei em detalhes, mas me machuquei, a ponto de precisar de um médico. Ainda durante o atendimento, eu pensava: "Por que isto aconteceu?". Na verdade, o risco sempre existirá, mas há muitos recursos de segurança que poderão evitar acidentes. Depois de analisar o fato, conclui que o acidente aconteceu pelo encontro de pequenas falhas, aquelas coisinhas que julgamos sem importância e que passo a relatar.

Alimentação: Tenha como obrigatório alimentar-se 2 horas antes do exercício. Uma alimentação leve, mas consistente. Isto, evitará que você sinta fome, pois a fome indica que seu corpo está sem combustível e você perderá a força. Não se exercite com fome.

Atenção: Fique atento quando retirar os pesos da barra. A falta de atenção, nesta hora, fará com que você retire os pesos de um lado permitindo que os pesos do outro lado caiam e a barra voe pelo ambiente. Devemos tirar os pesos alternando os lados, de forma a manter o equilíbrio. No momento imediatamente anterior ao esforço, não converse e concentre-se no exercício.

Ajuda: Exercícios que ofereçam risco, altas cargas com pesos soltos, por exemplo, só devem ser feitos com a ajuda do instrutor ou de alguém que possa assumir o controle do peso, em caso de emergência.

Disciplina: Não descanse o halter no banco de exercício. Além de danificar o banco, ele poderá cair e machucar um colega. Já vi isto acontecer.

Bom senso: Se você levanta uma determinada carga, mas passou mais de uma semana sem fazer o exercício, quando voltar a fazer o exercício, use uma carga menor.

Afinal, academia é um lugar de alto astral, saúde e beleza. Não podemos dar chance ao acidente.

Um abraço à todos.

Ebuzolo

Foto: http://melhoragora.org/2008/08/11/brasileiro-welisson-derruba-peso-em-seu-rosto-pequim-2008/

2 comentários:

  1. Muito bom o texto...Sou profª de academia e frequentam a academia pessoas de todo perfil desde os atentos e focados no seu treino até aqueles desatentos e marinheiros de primeira viagem. E a prevenção de acidentes é algo muito importante pois acima de tudo a integridade do praticante deve ser colocada em pauta...Portanto a responsabilidade do instrutor é grande principalmente nos horários em que a academia está bombando e o risco de acidentes aumentam...

    Visitem meu blog: www.personalvivianne.blogspot.com

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que este assunto deveria ser mais divulgado, ontem pela manha estava fazendo exercicíos na minha academia e fui vítima de um acidente. Apenas me agaixei para regular o peso de um aparelho para malhar o braço, qunado a barra de uns 10 kg caiu sobre minha cabeça, de uns 2 m de altura.
    Por sorte estou aqui para contar esta história...até agora não sei porque a barra se soltou, se por desgaste ou má colocação...enfim...um erro destes poderia ter custado a minha vida. Ainda aguardo o resultado da tomografia e espero que esteja tudo bem.

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57