NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

LESÃO: Quando correr e quando parar?


A maior parte dos corredores cultivam a idéia de que "se não está doendo não está funcionando". Mas qual é a diferença entre uma forte dor rotineira e uma lesão grave?

Imagine-se em boa forma, aproveitando sua corrida e, de repente, uma dor. Como você sabe se continua correndo (sem dor, sem ganhos), descansa por 5 minutos, vai para casa ou para à emergência médica? Este artigo deve ajudá-lo a decidir.

Há alguns detalhes que devemos observar em caso de dor. Se alguma parte dói tanto que não o deixa andar, por exemplo. É preciso sentir os sinais enviados pelo corpo. Você conseguirá correr, mesmo sentindo as pernas pesadas, pois você sabe que esta sensação é causada pelo acúmulo de ácido lático e passará gradualmente.
Em alguns casos, se você sente dor durante um treinamento de corrida, é o suficiente para que pare e se alongue, mude a superfície sobre a qual está correndo e veja se faz diferença, mas a providência mais imediata será mudar o passo, por alguns minutos.

Se você estiver em casa, descanço, gelo, compressão e elevação, são aplicaveis na maioria das lesões. Se no dia seguinte a dor persistir, não tente correr assim mesmo. A única situação em que a dor pode ser benéfica é na reabilitação, quando será necessário vencer a rigidez inicial para ganhar flexibilidade muscular.
Se você já fez de tudo e os sintomas continuam, procure um médico. Na minha clínica, conscientizamos os corredores para que não esperem dois meses para nos procurar, como costumam fazer. Eu prefiro que esperem 48 horas, caso contrário, correm o risco da lesão se tornar crônica e de difícil tratamento. Se a lesão doe muito e não permite movimento, provavelmente é um caso sério e você deve procurar um médico. Não se esqueça da importância de um diagnóstico correto nas primeiras 48 horas.

Ainda não falamos sobre a dor em uma competição. Neste caso, não dá para parar e alongar a cada dorzinha. A maior parte das dores vem e vão em alguns quilômetros e não conhecemos a causa. Se a dor piora durante a corrida, você deve levá-la a sério. É melhor parar, e tentar outra vez em outro dia, do que insistir e ficar lesionado por um mês, pelo menos.


DOR LOMBAR
A dor vem aumentando há dias ou há semanas? Se sim, então é um típico caso de dor lombar que começa como uma dor de baixo risco e pode tornar-se perigosa, se aumentar e não for tratada. Se a dor for repentina, é mais provável ser um caso sério. Você deve parar e se alongar. Se piorar, pare o exercício e procure um médico. Toda dor lombar tem uma causa que precisa ser identificada.


DOR NOS PÉS
Dor ou dormência? Se for dormência, pode ser devido a má circulação do sangue. Neste caso, você pode afrouxar o laço do tênis e mover os dedos, enquanto corre.
A dor é crescente? Daquelas que vão crescendo gradualmente, durante a corrida? Neste caso, pode ser uma fratura por estresse e precisará de cuidados médicos imediatos.

Dor e bolha? A causa poderá ser a fricção da pele do pé com o tecido da meia. Você deve fazer um curativo, mas não poderá correr por um ou dois dias. Para evitar bolhas é importante usar meias apropriadas para corrida e, para pés mais sensíveis, é aconselhável aplicar uma fina camada de vaselina nos pés. Isto reduzirá o atrito.


TORNOZELO TORCIDO
A dor é suportável para correr? Se for, a endorfina natural o ajudará a mascarar a dor e seguir a corrida. Contudo, isto poderá prejudicar os ligamentos e torná-lo suscetível a outras torções. Se a dor for intensa e a junta estiver inchada, não tente continuar a corrida. Vá para casa, deite-se, aplique gelo e mantenha o pé elevado.

DOR NOS JOELHOS
A dor se localiza atrás da rótula? Caso positivo, pode tratar-se de "joelho de corredor" . A rótula não se movimenta apropriadamente, mas repousa sobre os ossos, geralmente por um desbalanceamento muscular. Tente correr no mesmo sentido, mas pelo outro lado da pista, para mudar a inlinação. Você pode tentar trocar o calçado. Se a dor persistir, procure um médico.
E se a dor for em volta do joelho, na parte externa da perna, e aparecer lentamente a cada passo? Isto pode ser a síndrome da banda iliotibial, uma inflamação dos tecidos fibrosos. Pare e faça um alongamento lateral, elevando o braço do mesmo lado do joelho lesionado até sentir os músculos da costela alongados. Tente correr do outro lado da pista.
A dor é logo abaixo da rótula? Tome cuidado, pois pode ser uma tendinite do tendão patelar. Vá para casa e aplique gelo. Como em qualquer lesão no tendão, insistir em correr será procurar problemas. Se continuar a doer no dia seguinte, procure auxílio médico. Dependendo do caso, a recuperação pode levar semanas ou meses.

DOR MUSCULAR
É uma dor aguda? Você precisa determinar o quanto aguda é a dor. Se for uma câimbra, descanse por alguns minutos, massageando a área. Beba algo que contenha eletrólitos, como bebidas esportivas, isto poderá ajudar. Alongar o músculo e massagear a área também ajudará.Se a dor impede que você corra sem mancar, então pode ter rasgado o músculo. Descanse e aplique gelo.

A dor é leve? Diminua sua passada e pense em retornar para casa. Se esta for uma dor recorrente de uma lesão crônica, seu estilo de corrida ou tênis pode ser o problema, porém, procure saber a opinião de um especialista.

A dor se irradia pelos músculos, especialmente na parte superior das pernas? Você deve alongar todo o músculo, porque, provavelmente foi ocasionada por contratura. Você pode estar sofrendo os efeitos de deslocamento de disco, o qual reflete em sua coxa, por exemplo. Tratamentos com um fisioterapeuta, um osteopata ou quiropraxista é essencial porque não importa o quanto se alongue, o problema não desaparecerá, até que a causa seja localizada.


DOR NO PEITO
É mais do que uma pequena dor e só ocorre quando você respira fundo? Então pode ser uma fadiga nos músculos peitorais. Você deve reduzir o rítmo até que a dor desapareça.


A dor se espalha pelo pescoço e ombros, ou vem acompanhada de suor ou desmaio? Neste caso, pode ser algo relacionado ao coração. Você deve parar imediatamente e solicitar socorro. Se for um ataque do coração, você não poderá fazer muito. Se a dor sumir em alguns minutos, provavelmente não deve ser algo sério, mas a visita ao médico será necessária.

A dor está mais para o diafragma do que para o peito? Relaxe-se. A dor passará. Você pode adotar uma das muitas maneiras de se livrar desta dor. Uma delas é parar e tocar os dedos dos pés por algumas vezes. Alternativamente, respire fundo até o diafragma e corra por 15 segundos segurando o ar.


DESMAIO
Embora o desmaio ou a sensação, não seja uma dor ou lesão, é algo que todos nós, pelo menos uma vez, vamos experimentar, principalmente em corridas. A maioria continuará a corrida, a menos que a sensação seja algo muito fora do normal. Se estiver inseguro, pare e deite-se com as pernas mais altas, enquanto descansa. Uma bebida energética poderá ajudá-lo.

Avalie seu estado e tome a decisão correta. Se estiver sentindo dores muito fortes, vertigem, fortes dores musculares ou extremo calor, pare imediatamente. Beba água e se alimente. Você pode estar desidratado. Lembre-se de que em longas corridas, apenas água pode não ser o suficiente. Pelo contrário, se consumir apenas água, poderá ter um desequilíbrio em seu organismo, o que pode até levar a morte.

O mais importante é lembrarmos de que o exercíco tem que nos fazer bem. Se sentir-se mal, não hesite em parar.








2 comentários:

  1. Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Olá como é seu nome?Meu nome é bruna.

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57