NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FERTILIDADE e exercícos.

Você é uma atleta ou alguém que gosta de exercícios desafiantes, mas também quer ficar grávida?

É melhor reduzir o rítimo, enquanto tenta a gravidez. Novas pesquisas da "Norwegian University of Science and Technology (NTNU) mostra que o corpo pode não ter energia suficiente para suportar treinos fortes e uma gravidez.

Acredita-se que, aproximadamente, sete por cento das mulheres Norueguesas tiveram problemas para engravidar no primeiro ano de tentativas.

A infertilidade pode ter muitas causas, médicas ou de estilo de vida. Fatores de risco conhecidos incluem fumo, estresse e álcool. Peso muito abaixo ou muito acima do adequado também pode ser incluído.

Contudo, é sabido que mulheres esportistas de elite tem mais problemas de fertilidade do que outras. As pesquisas da NTNU examinaram esta questão detalhadamente em um estudo envolvendo 3000 mulheres. Eles descobriram que exercícios físicos pesados e frequentes parecem reduzir a fertilidade em mulheres jovens. Mas a redução da fertilidade provavelmente permanece somente pelo período de treino forte.


Dois grupos vulneráveis:

O estudo foi baseado no material da Health Survey of Nord-Trondelag desde 1984-1986 e do "follow-up survey" em 1995-1997. Todas as mulheres participantes estavam saudaveis, em idade fértil e sem histórico de problemas com fertilidade.

Em primeiro análise as mulheres responderam questões sobre a frequência, duração e intensidade das suas atividades físicas. Dez anos depois, responderam a questões sobre gravidez e nascimento. A pesquisa também coletou outras informações que poderiam ser importante para o estudo.

"Entre estas mulheres encontramos dois grupos que experimentaram um elevado risco de infertilidade", diz Sigridur Lara Gudmundsdottir, um candidato a PhD no Programa de Ciência do Movimento Humano da NTNU. "Lá estavam aquelas que treinavam todos os dias e aquelas que treinavam até a completa exaustão. Aquelas que faziam as duas coisas apresentaram um alto risco de infertilidade.



Idade, um fator importante

Como as mulheres também tinham idade abaixo de 30 anos, no primeiro estudo, a relação tornou-se mais evidente nos dois grupos. Entre aquelas que faziam exercícios até a exaustão (não importando a frequencia e a duração), 24% tiveram problemas envolvendo fertilidade. No grupo que treinava quase todos os dias (não importando a frequencia e a duração), 11% reportaram o mesmo.

Mesmo quando os fatores eram ajustados, por possíveis fatores que contribuiam (tais como: índice de massa corpórea, fumo,idade, estado civil e gravidez anterior), as pesquisas descobriram que mulheres que treinam todos os dias tem 3,5 vezes mais chances de problemas na gravidez do que as que não treinavam tanto.

"E quando comparamos aquelas que treinavam até a exaustão com as que treinavam moderadamente, notamos que o primeiro grupo tinha 3 vezes mais chances de risco de problemas na gravidez", disse Gudmundsdottir. Nas mulheres que reportaram níveis de exercícios moderados ou baixos, não foram encontradas evidências de problemas na gravidez.



Um efeito transitório

"A grande maioria de mulheres que participaram do estudo tiveram filhos, ao final. Aquelas que treinavam duro no meio dos anos 80 estiveram entre aquelas que tiveram filhos nos anos 90".


Há várias explicações para o fato de mulheres que antes eram menos férteis, terem chegado ao final com filhos. "Não sabemos se elas mudaram o nível de intensidade durante o período entre as duas pesquisas. Ou se elas somente tiveram problemas de gravidez na primeira vez, mas em outras palavras, tinham um perfil hormonal que tornou mais fácil uma nova gravidez", disse Gudmundsdottir.

Alto nível de exigência.

Os cientistas tem uma teoria de que altos níveis de atividade física consomem tanta energia que o corpo experimenta curtos períodos de déficit energético. Simplesmente não há energia suficiente para manter todos os mecanismos hormonais, necessários para a fertilização.

Por outro lado, pesquisas anteriores mostram que exercícios físicos moderados dão as mulheres uma melhor função da insulina e um perfil hormonal melhorado, além de melhores condições para a fertilidade do que a total inatividade, particularmente em casos de sobrepeso.

Esqueça a poltrona

Gudmundsdottir diz que mulheres que desejam engravidar não devem abandonar as atividades físicas.

"Acreditamos que atividades físicas muito fortes ou muito fracas tem efeitos negativos sobre a fertilidade, enquanto atividades físicas moderadas são benéficas", diz ela.

Mas sabendo da dificuldade em determinar a intensidade correta, a pesquisa foi cuidadosa. "A energia do metabolismo de cada um é um fator importante no contexto. O ponto certo pode ser muito individual", diz Gudmundsdottir.

Ela também recomenda para que as mulheres fisicamente ativas mantenham a atenção em seus ciclos menstruais". "Um ciclo longo ou nenhuma menstruação deve ser motivo de preocupação", diz ela.



referência: Science Daly.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57