NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ALTA TECNOLOGIA nos tênis. O ponto certo.

A ciência da corrida parece ter atingido seu ponto máximo. Ontem, assiti o lançamento de um tênis que possibilita 648 combinações de componentes, projetados para previnir lesões e maximizar a performance.


A idéia, diz a Somnio Running, California, é oferecer um tênis que se encaixe nas características biomecânicas de cada corredor, compensando tudo, desde arco elevado até perna torta. Nem mesmo o pé direito deve ser "igual" ao esquerdo. "Cada corredor é diferente e acreditamos que cada par de tênis deva ser diferente", comentou o fundador da Somnio Sean Sullivan. O lema da sua empresa é: "Não somente vendemos sapatos. Resolvemos problemas."

Para ajudar no projeto do tênis, Sulllivan contratou  o treinador de atletas internacionalmente conhecido Andy Pruit, do Boulder Center for Sports Medicine. Além da palmilha anatômica e do amortecedor ajustável, eles queriam um tênis que acabasse com o movimento lateral desnecessário. Então foi construido um dispositivo que projeta um feixe "laser" nas pernas do corredor, enquanto os ajustadores analisam quais componentes devem ser adicionados.

A escolha escolha de três modelos de base opcionais, para homens e mulheres, com entressolas, amortecedores e solas  intercambiáveis, exigirá de você algo em torno de $125,00, além de alguns minutos para configurará-lo.

Toda esta tecnologia para seus pés realmente aumentará sua performance e reduzirá as lesões? "Ter centenas de possibilidades é ótmo", diz Benno Nigg, co-diretor do laboratório de performance humana da "University of Calgary", mas como decidir como combiná-las, mesmo que os vendedores da Somnio sejam treinados para isto?". Nigg teme que décadas de pesquisas biomecânicas ainda não nos tenha levado a claras definições.: "Ninguém realmente sabe o que é ótimo, para você".

Nigg disse que a coisa mais próxima a um tênis ótimo é estar descalço. Ele acredita que a sustentação não natural , oferecida por tênis como o Somnio, pode enfraquecer a musculatura e tornar o corredor mais propenso a lesões. "Eu defendo a corrida com pés descalços" disse Nigg. De todos os músculos em volta do pé, somente a panturrilha  e o interno da canela trabalham, o resto é feito pelo tênis", diz Niggs. Somado a isto, quanto mais firme o suporte do tênis, menos trabalho humano será necessário. "Então, quando você tirar os tênis, os músculos não estarão fortes o suficiente para estabilizar seu corpo".

Isto também significa que levará tempo para fortalecer estes músculos pouco exigidos, até  que a corrida sem tênis torne-se confortável, para você. Mas cuidado, pisar em uma ponta de cigarro ou algo parecido pode ser muito desconfortável.







Por: Lynne Peeples

Referência: http://www.scientificamerican.com/blog/post.cfm?id=will-a-highly-customized-shoe-help-2009-06-02


Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57