NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TERAPIA COM PRP. Um milagre?


A terapia com PRP (Plasma Rico em Plaquetas) realmente cura?

Atletas como Tiger Woods se submeteram ao tratamento com PRP, mas há alguma evidência de que o tratamento acelerou a cura das lesões?

Tendões rasgados, lesões de músculos e ligamentos atormentam atletas de muitas modalidades.
Na tentativa de curar o tecido danificado, alguns atletas, amadores ou profissionais, tem apelado para a terapia com PRP. Para o tratamento, os médicos usam um pequeno frasco para coletar o sangue do paciente, cerca de 30ml, e o agitam em uma centrífuga para separar o plasma rico em plaquetas (PRP) dos outros componentes. Então, injetam as plaquetas concentradas no local da lesão. Em teoria, os fatores de crescimento criados pelas placas (não incluindo hormônio do crescimento humano) estimulam a recuperação do tecido.

Antes de jogar nas quatro maiores categorias do Golf profissional, este ano, Tiger Woods recebeu 4 injeções de PRP em seu joelho esquerdo operado. Injeções de PRP nos cotovelos podem ter sido a razão pela qual o lançador do "Los Angeles Dodgers", Takashi Saito, foi capaz de retornar ao jogo na maior decisão da liga de "Baseball", em 2008.
Consideremos que os médicos tem usado a terapia com PRP desde a década de 90 para colar ossos após lesões de espinha e recuperar tecidos delicados em cirurgias plásticas. Somente recentemente o tratamento começou a ser usados em lesões relacionadas com esportes. Atletas foram tratados com esta terapia e foram capazes de vencer grandes campeonatos. Mais e mais pacientes tem perguntado sobre isto, diz Dennis A. Cardone, médico osteopata na Universidade de Nova Yorque (N.Y.U.). Hospital para doenças das articulações. Cardone tratou 30 atletas amadores com a terapia com PRP, no ano passado.

Apesar do seu uso entre atletas, a eficácia da terapia com PRP, em medicina esportiva, permanece questionável. O médico Canadense Dr. Anthony Galea, um dos pioneiros no uso do PRP para atletas, foi preso no Canada sob a alegação de contrabando de hormônio de crescimento humano (HGH) e de Actovegin, nos Estados Unidos. Galea tratou Woods e outros atletas, incluindo o medalista de ouro Olímpico Donovan Bailey, com PRP. A prisão de Galea levantou suspeitas de que ele possa ter combinado HGH com a terapia com PRP.


Em entrevista, o Dr. Cardone fala sobre a terapia com PRP.

Que tipo de atletas você tratou com a terapia usando PRP, no último ano?
Eles são corredores, jogadores de basquete, de futebol, de futebol americano e líderes de torcida.


De que forma a concentração de plaquetas no local da lesão ajuda a cura?
Teóricamente, muitos dos atletas podem ter um tipo de tendinite, tais como: Tendinite no tendão de Aquiles, Tendinite patelar no joelho ou "cotovelo de tenista". Muitas destas lesões se tornam crônicas e envolvem micro rasgos nos tendões e formação de cicatrizes no tecido. A dificuldade de cura em lesões nestas regiões é causada pela baixa irrigação sanguinea. Um bom exemplo é o Tendão de Aquiles que, em geral, tem uma baixa irrigação sanguinea. Então, quando há micro rasgos ou cicatrizes crônicas, o corpo tem dificuldades para a cura. A teoria é que o corpo tem dificuldade para reunir os fatores necessários para a cura, mas a aplicação do PNP permite que o corpo reúna estes fatores, possibilitando que o corpo se cure.


Você usa a palavra "teoria". Que tipo de evidência comprova a ajuda do PRP em tendinites?Nós todos gostaríamos de ver mais evidências para esta terapia. Por enquanto, há algumas evidências. Ainda não temos estudos randomizados, cegos ou placebo-controlados que gostaríamos de ter. A maior parte da literatura existente possui estudos pobres, tal que, precisamos que novas evidências sobre o tratamento sejam estudadas. Gostaríamos de ter um estudo onde tivéssemos 100 pessoas com tendinite do Aquiles, em 50 seria injetado placebo e em 50 seria injetado o PNP, para realmente ver se há diferença.


Os estudos que foram feitos, foram feitos. "Ok, vamos selecionar 30 pessoas com "cotovelo de tenista" e aplicar a terapia com PNP, acompanhando-as por um mês e avaliando o resultado". Então, estaremos olhando para esta única população, não estaremos comparando com uma população controlada (que receberam injeção de placedo). A questão sobre a aplicação da terapia com PNP é que haverá, potencialmente, outras curas acontecendo. Número um: Haverá um potencial de cura, pelo efeito placebo, sempre que uma agulha for usada
. Número dois: Quando você põe uma agulha em um tendão, como se faz na terapia com PRP, é provável que haja um sangramento e é sabido que isto ajuda a cura, por trazer mais plaquetas para o local. Mesmo espetando o tendão com uma agulha, na verdade estará ajudando a resposta para a cura
.


Todas as vezes em que falamos sobre terapia com PRP, uma das primeiras coisas a serem ditas é que, hoje, não existem boas evidências para embasar o tratamento.


Há algum teste clínico em andamento?
Nos próximos seis meses a um ano, devemos começar a obter resultados de muitos testes clínicos e esperamos boa notícias. Desde a solução de problemas no manguito rotator (no ombro) até "cotovelo de tenista" e tendinite patelar.
Parece que tem havido muitos estudos sobre crescimento de tecido em animais de laboratório (camundongos e ratos). Você poderia nos dar uma idéia sobre o que estes estudos tem dito a respeito da eficácia da terapia com PRP?Muitos tem sido altamente positivos, em termos de cura de tendão. Isto é parte das provas que faltam. É ótimo que os estudos com animais estão indo bem, mas precisamos de estudos em humanos.


Se ainda não há boas evidências, por que você usa a terapia com PRP em seus pacientes?
Há alguma evidência, vinda dos estudos com população (coort) e temos tido boas experiências. O que nos leva a crer que vale a pena oferecer o tratamento aos pacientes. Oferecemos para aqueles casos em que outras terapias conservadoras não funcionaram.


Como seus pacientes tem respondido a esta terapia?
Eu diria que ,de um modo geral, todos tem obtido bons resultados. Há os que não obtiveram muita resposta e um grande número que obteve boa resposta. Penso que é por isto que continuamos a usar esta terapia.


Um bom exemplo é um paciente que eu tenho, com um problema no tendão de Aquiles e que já tentou de tudo. Ele havia ido a diversos médicos e todos estavam prontos para a cirurgia (remoção de cicatrizes no tecido) e nós usamos a terapia com PRP. Ele fez duas sessões de terapia e obteve uma grande cura, que pode ser relacionada ao PRP.

Eu poderia dizer que 60% dos meus pacientes melhoraram.

referência: ScientificAmerican.com

Reblog this post [with Zemanta]

3 comentários:

  1. Oi!Tenho um problema no joelho esquerdo devido o esporte que pratico que é volei.Eu me queixava de muita dor no joelho depois que fizesse qualquer movimento de agachaento.Convivo com essa dor durante muito tempo e sempre que eu iria jogar eu tomava algum remédio pra dor e ela parava quando meu sangue esquentava e enquanto ainda estava sobre o efeito dos remédio. Um dia resolvi ir ao médico e proveitei que eu tinha um plano médico e fui me informar pra poder começar o tratamento. Os médicos me disseram depois de verem a ressonância que meu ligamento patelar estava com um rasgo na diagonal. Logo comecei a fazer fisioterapia mas logo em seguida perdi o emprego e não pude continuar porque não tinha mais planos.Gostaria de saber se em hospitais públicos fazem esse tipo de tratamento com PRP.E aproveitando o tópico, tive mais má sorte quando em janeiro deste ano rompi totalmente o tendão de aquiles da perna esquerda jogando volei. Fui operado e ainda estou de gesso e andando com ajuda de muletas durante 3 meses,,logo logo irei começar a fisioterapia..Quais as chances que tenho se eu praticasse o tratamente de PRP??

    ResponderExcluir
  2. corrigindo: o rasgo no ligamento patelar era na "vertical"

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal, meu nome é Edu Daguer tenho 60 anos e estava a mais de dois anos tentando me livrar das dores no tendão de aquiles, foi quando me indicaram em Balneário de Camboriú o Dr. Marcelo Kodja e o Dr. Shueda para fazer uma aplicação de PRP, fiz e depois de 90 dias não estava mais com dor, fiz fisioterapia tradicional , mas o que melhorou muito foi pedalar na academia em pé na byke, alongou e fortaleceu o tendão, tô zero bala.

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57