NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SMARTPHONE, seu treinador pessoal

Quem corre na rua entende como é difícil saber, com relativa precisão, a distância percorrida. Em algumas pistas ou calçadões é possível vermos marcações da distância, mas estão corretas?

Além disto, se for necessário mudarmos o percurso, como saberemos a distância percorrida? Uma boa solução é o uso das aplicações para celulares. Estas aplicações possibilitam uma
série de recursos que podem nos ajudar muito, tais como: Distância percorrida, Velocidade, Rítmo, Altitude, Tempo etc. O treino é gravado e pode ser visto a qualquer momento.

Para a reprodução, a aplicação usa o Google Maps, que mostra passo-à-passso o desempenho do atleta no percurso. Todos os dados podem ser enviados ao SITE do desenvolvedor da aplicação que os transforma em gráficos de desempenho, possibilitando um estudo detalhado. A maior parte das aplicações disponibiliza uma interface de voz que pode orientar o atleta durante o treino, informando por voz os parâmetros selecionados (Distância percorrida, velocidade etc.). Com estas informações, o atleta tem o controle do seu treino e pode seguir pelo caminho que quiser, sem se preocupar com marcações escritas no chão da pista.

Abaixo, relato minhas impressões sobre algumas aplicações que usei. Não se trata de um parecer técnico, mas apenas de impressões pessoais. De qualquer forma, não podemos nos esquecer de que estas aplicações para celulares tem suas limitações. São recursos para nos ajudar nos treinos do dia-a-dia e não ferramentas para profissionais.

Os logos abaixo possuem links para a página de download no PLAY.






ENDOMONDO

Possui uma interface simples e bonita além de possibilitar o uso em diversos tipos de esportes. O corredor pode escolher o tipo de treino que deseja, tais como: Distância livre,
Distância alvo e diversos tipos de intervalados, já programados. No intervalado, a aplicação emite um som para rítimo intenso e outro para rítimo lento. As informações ficam armazenadas e podem ser enviadas para o site do desenvolvedor e consultadas depois. Também podem ser compartilhadas no Facebook. A nova versão limitou o intervalo para informação por voz para cada 5 minutos. Na versão antiga era possível escolher o intervalo. Esta aplicação não "fala" em Português






 SPORTSTRACKLIVE

A interface não é muito bonita, mas é funcional. Como os outros, pode ser utilizado em vários esportes. Não é possível determinar a distância alvo, somente medir a distância percorrida. A interface de voz "fala" em Português, porém, é necessário instalar uma aplicação TTS (Text to Speech). Os dados podem ser enviados para o SITE, onde são transformados em gráficos de grande utilidade. O compartilhamento no Facebook é através de um link e não dos dados básicos. É importante citar que a localização do sinal de GPS é demorada.










SPORTYPAL
O visual é ótimo e possui várias opções de esporte. A quantidade de informações sobre o treino é muito boa. Monitora treinos com distância livre ou distância alvo. Algumas vezes, o sinal de GPS foi localizado mais rapidamente do que em outras aplicações. A interface de voz não "fala" em Português. Embora haja o botão para compartilhamento com o Facebook, não houve o compartilhamento nas vezes em que tentei. 

 

















Nos SITES dos desenvolvedores você poderá se informar sobre mais detalhes das aplicações ou baixá-las para o seu celular.  É importante citar que várias destas aplicações estão disponíveis para os principais sistemas operacionais (Android, Blackberry, Symbian).

Observe que alguns recursos só estarão disponíveis nas versões PRO.

Um grande abraço a todos e

VALEU!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57