NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O TÊNIS que você usa é o melhor, para você?

Image and video hosting by TinyPic

O tênis, com certeza, é o mais importante ítem do vestuário, para uma corrida. A escolha de um calçado apropriado, de boa qualidade, é um fator decisivo para seu bom desempenho e segurança física. Por isto, falaremos um pouco sobre este assunto.

Terminologia

O movimento natural dos pés é chamado de Ciclo de Marcha. Este ciclo, é dividido em 3 fases:

Impacto do calcanhar (fase #1), meio-pé (fase #2), Dedos (fase #3).

Fase 1 - Impacto do calcanhar - Correr é uma atividade de alto impacto. Cada vez que seu pé bate no chão, o impacto é equivalente a 3,5 vezes o seu peso corporal. Por isto, há necessidade do tênis absorver, amortecer, dissipar e dispersar o impacto. Caso contrário, esta energia retornará pelas suas pernas, causando lesões.


Fase 2 - Meio-pé - O arco.

Há 3 Tipos de arco:

Achatado - São extremamente flexíveis e requerem grande controle.
Médio - Arcos neutros são ideais, mas ainda requerem um certo grau de estabilidade.

Altos - São extremamente rígidos e inflexíveis, requerendo pouco ou nenhum controle.

Fase 3 - Dedos - Esta fase nos informa o tipo de pisada do corredor. Olhe para a sola do seu tênis. Aposto que a parte mais externa do calcanhar está desgastada. A partir disso, você poderia concluir que precisa de um tênis com amortecimento. E estaria errado! Todo mundo desgasta esta parte da sola. É o padrão de desgaste, desta fase, que irá determinar a sua taxa de pronação, e, portanto, o tipo de tênis a ser usado, para corridas ou caminhadas.

O que é pronação?

Pronação é o movimento natural de rolagem do pé, em direção a parte mais interna. A pronação começa quando o calcanhar toca o chão, em seguida, o pé rola para dentro, afim de absorver o choque e transferir o peso para a parte frontal, preparando-se para empurrar. Este é um movimento natural e necessário para correr ou andar. Existem três tipos de pronação:

Super-pronação (Pronador) - Excessiva rolagem para o interior do pé. Um pé achatado absorve muito impacto. Por ser muito flexível, necessita de um apoio. Tênis com controle de movimento funcionam bem para super-pronadores.




Pronação neutra - O pé rola naturalmente. Um arco médio absorve o choque moderadamente. Tênis com amortecedores ou estabilizadores funcionam bem para o pronador neutro.

Sub-pronação (Supinador) - Rolagem insuficiente em direção ao interior do pé. Um grande arco absorve menos choque. Tênis com amortecimento são os únicos recomendados. Apenas um pequeno número de corredores são supinadores.

Como identificar se um tênis é adequado para super-pronadores, neutro ou sub-pronadores?


Algumas marcas possuem uma identificação na lateral da entressola (foto ao lado), se estiver na parte interna indica que o tênis é para super-pronadores. Se estiver na parte externa, é para sub-pronadores(supinadores), mas o mais certo é perguntar ao vendedor de uma loja especializada.
Agora, já podemos ter uma idéia do tipo de tênis mais adequado ao nosso padrão de pisada. Mas é só isso ? Claro que não. Há outros fatores importantes, tais como:




Peso - O calçado deve ser o mais leve possível, pois seu peso multiplicado pelo número de passadas, em uma corrida, certamente causará um desgaste de energia desnecessário, prejudicando o seu desempenho. Se você não tiver a informação fornecida pelo fabricante, sinta, em sua mão, o peso de cada modelo. Mesmo uma pequena diferença poderá atrapalhar seus resultados.

Sola - Este é um fator de muita importância. A sola deve ser bem flexível. Segure no "bico" e no calcanhar, flexionando o tênis, simulando o movimento do pé, durante o passo. A sola deve dobrar-se sem muito esforço. Se você sentir muita resistência, rejeite o modelo. Um tênis com sola sem flexibilidade causará fortes dores ou lesões em sua panturrilha.

Cabedal (corpo) - Não use tênis de couro, para corrida. O couro, por mais fino e tratado que seja, é duro e pesado. Sua rigidez exigirá que você faça mais força para flexionar o pé, causando um desgaste de energia, desnecessário. Além disto, durante a corrida, seus pés estarão sendo pressionados contra o couro e, acredite, levarão a pior. O cabedal deve ser de um tecido macio e que permita fácil ventilação.

Amortecimento - Ítem obrigatório. Cada marca tem o seu sistema de amortecimento, EVA, GEL, WAVE, AIR, você decide mas, escolha uma marca de tênis que seja de qualidade. Cuidado com marcas que simulam amortecedores. Um tênis sem amortecedor ou com uma simulação de amortecedor, poderá causar sérios danos as suas articulações. Comprando em uma loja especializada você terá a garantia e suporte necessários.

Ajustamento - O calçado deve se ajustar corretamente aos pés, ou seja, justo mas sem apertar. Calce os dois tênis e ande pela loja. Procure simular o movimento da corrida e sinta o peso, o ajustamento e a flexibilidade, como um todo. Os pés não devem se movimentar dentro do tênis e os dedos não devem tocar na parte frontal. Durante a corrida, seus pés vão inchar, um pouco. Por isto, deixe para comprar o tênis à noite, quando seus pés estarão em uma condição semelhante a que ocorrerá na corrida.

Após comprar o seu tênis, lembre-se, jamais use um tênis, pela primeira vez, em uma corrida. Antes, teste-o nos treinos.


Veja nos SITES abaixo alguns modelos de tênis e vídeos sobre tipos de pisadas.

http://www.adidas.com/campaigns/verticalsrunning/content/fw08/index.asp?strCountry_adidascom=br no SITE, escolha "produtos" e depois, "calçados".



http://www.asics.com.br/tipo_pisada.aspx?idCategoria=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57