NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

terça-feira, 11 de novembro de 2008

PARA PERDER PESO. Exercícios fortes ou fracos?

Intensidade de treino e perda de peso. Como o ritmo e a intensidade do treino afetam a queima de gordura e calorias?

Corrida e perda de peso são conceitos que andam juntos. A corrida quase sempre é associada a perda de peso e de gordura. Muitos corredores dedicados começaram correndo, a fim de perder peso, ganhar saúde e condicionamento físico. Mesmo corredores de elite aumentam seus níveis de treinos, a fim de perder um quilo ou dois, para uma importante corrida. Todos os atletas, em todos os esportes, correm e usam um método para o controle do peso e do condicionamento.

A corrida queima mais calorias, e como resultado, mais gordura do que qualquer outra forma de exercício cardiovascular. O único exercício que queima tantas calorias quanto a corrida é esqui cross-country.

Nos últimos anos, muitos profissionais tem insistido em dizer que a melhor maneira de queimar gordura corporal é treinar com um baixo nível de intensidade. Dizem também que a caminhada é uma modalidade de exercício melhor do que a corrida, se o seu objetivo for perda de gordura. Este conceito exige que você mantenha a intensidade do exercício na "zona alvo", para maximizar a perda de gordura. Esta "zona" está em torno de 50% a 65% de sua freqüência cardíaca máxima (FCM) ou cerca de 28% a 50% de seu VO2máx. Rítimo sábio, isto é cerca de 1 minuto, por Km, mais lento do que um rítimo de maratona. Pela escala de Borg, sobre o esforço percebido, este é um exercício fácil.

O raciocínio por trás dessas alegações, dos especialistas, é que uma maior porcentagem de gordura é queimada quando se treina com uma menor intensidade. Quando se treina em 50% de sua freqüência cardíaca máxima (FCM), aproximadamente 90% das calorias queimadas são provenientes de gordura. Quando você aumenta a intensidade para 75% da sua FCM, o percentual de calorias queimadas, retiradas das reservas de gorduras, cai para cerca de 60% . Tomando esta informação ao seu valor nominal, as recomendações parecem válidas, no entanto, olhando para os números, mais apuradamente, podemos ver que um treino, com um nível superior de intensidade, queima mais calorias das totais. Um treino de 30 minutos, na intensidade (baixa) de 50% da FCM, queima cerca de 250 calorias. Uma vez que 90% dessas calorias vêm de gordura, 225 calorias de gordura foram queimadas. Compare esses números com um nível de intensidade (alta) de 75% da FCM. Nesta intensidade, cerca de 447 calorias totais são queimadas. Sessenta por cento dessas calorias vêm de gordura, 268 calorias de gordura foram queimadas.

Estes números parecem conservadores, mas estudos têm mostrado que os indivíduos que treinam, com maior nível de intensidade, tem percentuais de gordura corporal mais baixos do que as pessoas que se exercitam em baixos níveis de intensidade. Um estudo recente, chega mesmo a dizer que treinos, em níveis de alta intensidade, podem resultar em até 9 vezes a perda de gordura de um exercício, em nível de intensidade baixa.

A dura verdade.

O corpo queima um percentual maior de calorias, retiradas da gordura, na "zona de queima de gordura", ou seja, em exercícios de menor intensidade. Mas, em exercícios de maior intensidade, queima-se um maior número de calorias totais, as quais devem ser a preocupação de quem quer perder peso. A tabela abaixo detalha as calorias de gordura, gastas por uma mulher de 59Kg, durante um exercício aeróbio:















Assim, se você quer perder peso e gordura, eleve seu rítmo de treino.




Fontes: http://www.runningplanet.com/training/running-intensity-weight-loss.html
http://exercise.about.com/cs/cardioworkouts/l/aa022601a.htm

Um comentário:

  1. perder peso é uma coisa, gordura é outra. Em um treinamento de alta intensidade você perderá maior peso, no entanto, perderá contudo um maior percentual de massa magra junto. A perda de massa magra, diminui o metabolismo, e por consequência, diminui a necessidade de kcalorias diárias, que se não for feito uma reeducação alimentar, com o tempo, o o percentual de gordura irá aumentar e cria uma cadeia negativa.

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57