NOTA

As fotos de todas as postagens sumiram, sem qualquer explicação do Blogger. Fiz uma reclamação que não teve resposta, até o momento. Por isto, peço desculpas a todos pela falha do Blogger e espero que o Blogger resolva este problema rapidamente.

PESQUISA


WebNeste site

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PEDÔMETRO ? Para que?

Você já ouviu falar em pedômetro?



Pedômetro é um pequeno dispositivo, com um mostrador digital, que, preso a cintura, pode nos mostrar a quantidade de passos dados. Em seu interior, há um sensor de impacto que conta um passo a cada vez que o pé bate ao solo. Esta descrição refere-se a um modelo básico, que somente conta os passos, porém, podemos encontrar modelos mais completos.

Qual o melhor modelo?


É claro que isto depende da necessidade de quem compra, porém, acho que o melhor é aquele que pode nos fornecer todas as informações úteis para controlar o desempenho e a evolução dos treinos. Isto, quer dizer que um bom pedômetro deve possuir as seguintes características:
  • Contador de passos.
  • Conversor de número de passos para distância percorrida, em nosso caso, expressa em Km.
  • Cronômetro.
  • Relógio.

Há modelos que também tem rádio e contador de calorias gastas, mas não creio que seja uma necessidade. Um equipamento completo possibilitará um bom controle sobre o seu treino e você ainda poderá abrir mão do relógio de pulso.

Observei um ponto negativo, nos pedômetros que ví e usei. Como não possuem um botão de parada de contagem, ao final do treino, é necessário que o usuário pare, imediatamente, e verifique os valores pois, se prosseguir para o desaquecimento, a contagem continuará.

Qual a utilidade?

Para quem gosta de correr ou caminhar na rua, o pedômetro pode ser muito útil. Mesmo que você corra em um local onde haja marcação de distância, usando o pedômetro, não será necessário ficar monitorando as marcas no chão e você ainda poderá mudar o percurso, durante a corrida, sem perder o controle. Para aqueles que correm ou caminham em locais sem marcação, ele é a solução. Pessoas que não tem tempo para o exercício, seja na rua ou em academias, podem utilizá-lo durante um dia normal de trabalho. Como? Basta determinar uma meta (em passos ou distância), posicionar o pedômetro na cintura e iniciar o seu dia. A cada dia, você tentará atingir a meta e, quando conseguir, deverá traçar uma nova meta. Para isto, algumas mudanças de percurso deverão ser feitas, por exemplo: Escolher o caminho mais longo, sempre que possível.

Determinando a meta.

Classificação de atividades físicas, para adultos saudáveis, utilizando o pedômetro. Esta é uma recomendação da Dra. Catrine Tudor Locke.
1- Abaixo de 5.000 passos/dia - Pode ser usado como referência de um estilo de vida SEDENTÁRIO.

2- De 5.000 à 7.499 passos/dia - Típico de atividades diárias, excluindo-se esportes e exercícios, e pode ser considerada como BAIXA ATIVIDADE.

3- De 7.500 à 9.999 passos/dia - Pode significar algum exercício ou caminhada, talvez algum trabalho que solicite mais caminhada. Considerada ALGUMA ATIVIDADE.

4- 10.000 passos/dia - Este é o ponto em que um indivíduo pode ser considerado ATIVO.

5- Mais do que 12.500 passos/dia - ALTAMENTE ATIVO.


Um último fator a ser considerado é a marca. Não adianta ter um equipamento completo, mas de marca desconhecida. Isto, pode representar imprecisão na contagem ou mau funcionamento.

Agora, a escolha é sua. Bons exercícios.


Por: Ebuzolo

9 comentários:

  1. jose euripedes celles silva8 de setembro de 2011 às 06:35

    Olá,ate que enfim consegui uma explicação coerente sobre pedometro, meus parabens.
    OBS.Nem quem fabrica e vende sabe explicar como vc fez.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicacao!! Foi bem elucidativa!!

    ResponderExcluir
  3. Caraca meu. Vc é demais. Os importadores podiam de contratar para definir os produtos deles, pois tão detalhado assim não encontrei em lugar algum.
    Mandou bem.

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Será que você pode indicar algumas marcas? Obrigado!
    Paulo Fernando.

    ResponderExcluir
  5. ótima explicação...Parabens

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Tirou as minhas dúvidas! Grato!
    ivff

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor e fácil de ler!

    ResponderExcluir
  8. valeu ótimo agora sim sei o que é e como usar grata

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! Em lugar algum se encontra explicação tão minuciosa e clara sobre o assunto. Obrigada!

    ResponderExcluir

Olá, espero o seu comentário. Obrigado.

REGISTRO IBSN

IBSN: Internet Blog Serial Number 570-1025-1-57